27/06/2025 | 16h31  •  Atualização: 30/06/2025 | 16h29

ANEEL pede ao MME retorno de servidores cedidos; lista inclui secretário de Energia Elétrica, presidente da EPE e diretor de Itaipu

Foto: ANEEL/Divulgação

Marisa Wanzeller, Geraldo Campos Jr. e Lais Carregosa, da Agência iNFRA

O diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, enviou na quinta-feira (26) um ofício ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitando o retorno de servidores da agência cedidos à pasta. A lista inclui o secretário de Energia Elétrica, Gentil Nogueira – que ocupará o cargo de ministro interino na próxima semana devido à viagem internacional de Silveira (de 30 de junho a 3 de julho).

O ofício também pede o retorno do atual presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Thiago Prado, e de mais dois diretores da estatal de planejamento: Carlos Cabral e Reinaldo Garcia, além do diretor financeiro de Itaipu, André Pepitone, que é ex-diretor-geral da ANEEL.

Também estão na lista nomes do quadro da Secretaria-Executiva do MME, como o secretário-executivo adjunto, Fernando Colli; a diretora de programa, Isabela Vieira; e a assessora especial Alexandra de Carvalho. Solicita ainda o diretor do Departamento de Políticas Setoriais do MME, Frederico Teles.

Em Itaipu, além do diretor financeiro, há o pedido de retorno do assessor Luiz Gustavo Barduco.

“Modo crítico”
A Agência iNFRA teve acesso ao ofício, que não será divulgado a pedido de sigilo. O documento menciona o contingenciamento orçamentário sofrido pela agência e a necessidade de servidores qualificados no quadro por um “risco iminente” de que as atividades sejam afetadas de “modo crítico”.

“Neste contexto, solicitamos os bons préstimos e a sensibilidade desse ministério no sentido de reavaliar a pertinência da manutenção da cessão dos servidores que se encontram em exercício nesse ministério”, diz o documento.

“Ao tempo em que agradecemos o reconhecimento à elevada capacidade técnica do quadro da ANEEL, consubstanciada por meio das requisições de nossos servidores, contamos com sua compreensão e nos colocamos à disposição para esclarecimentos adicionais”, afirma o diretor-geral no ofício.

Tags: