Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
Em cerimônia reservada, José Fernando Gomes tomou posse nesta segunda-feira (1º) na diretoria da ANM (Agência Nacional de Mineração). O novo diretor assume a vaga de Guilherme Santana, que deixou o cargo ao término do mandato, em dezembro do ano passado.
Gomes assume a quinta cadeira de diretor da ANM pelo prazo remanescente do mandato de quatro anos, até o dia 4 de dezembro de 2028. Sua indicação foi aprovada em sabatina na Comissão de Infraestrutura e em votação no plenário do Senado no dia 20 de agosto.
Graduado em gestão de negócios pelo Cesupa (Centro Universitário do Pará), o novo integrante da diretoria conta com experiência nos setores público e privado, nas áreas de mineração, infraestrutura e saneamento.
No setor de mineração, Gomes foi gerente regional de Relações Governamentais da Vale, entre 2006 e 2021, e secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do estado do Pará, entre 2021 e 2023. Desde então, ele atuava como presidente da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) e de vice-presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento).
A solenidade de posse contou com as presenças dos quatro demais diretores da ANM: Mauro Sousa (diretor-geral), Tasso Mendonça, Roger Cabral e Caio Trivellato.





