Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A diretoria colegiada da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíevis) aprovou nesta sexta-feira (24) os estudos geoeconômicos relativos ao bloco exploratório Sul de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos, para eventual inclusão na OPP (Oferta Permanente de Partilha).
A área total estudada possui cerca de 460 quilômetros quadrados e as estimativas resultantes apontam para a existência de “condições efetivas de sustentação para projetos técnica e financeiramente viáveis” na região, informou a ANP.
Próximos passos
Os resultados serão, agora, encaminhados ao MME (Ministério de Minas e Energia) para avaliação sobre possível inclusão em futuras rodadas de licitações ao mercado.
Cabe ao MME propor ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) a definição dos blocos que podem ser objeto de rodadas de licitações de partilha de produção e os parâmetros econômicos a serem adotados.
A realização dos estudos aprovados pelos diretores da ANP, informou a agência em nota, fazem parte do Calendário Estratégico de Avaliações Geológica e Econômica do biênio 2026-2027.







