ANTT aprova envio de proposta de abertura de solução consensual para a Transnordestina no TCU

da Agência iNFRA

A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou nesta quinta-feira (27) a proposta para iniciar os procedimentos de uma tentativa de repactuação do contrato da FTL (Ferrovia Transnordestina Logística) para a Malha Nordeste de ferrovias.

O processo que permite a submissão de uma proposta para uma tentativa de acordo no âmbito da SecexConsenso (Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos) do TCU (Tribunal de Contas da União) foi aprovado na parte sigilosa da reunião de diretoria da agência. A FTL tem uma malha de cerca de 4,2 mil quilômetros, mas opera efetivamente menos de 30%, nas estimativas do governo.

A proposta, até o momento sigilosa, é que a companhia devolva a maior parte da malha e opere alguns corredores que levam aos portos de Itaqui (MA) e Pecém (CE). No porto cearense, o grupo empresarial controlado pela CSN está construindo a chamada Nova Transnordestina, uma ferrovia que termina no interior do Piauí.

O governo está de olho nos trechos a serem devolvidos porque as empresas se comprometem a pagar uma indenização e parte deles está sendo avaliada para que se torne projetos de mobilidade urbana em grandes e médias cidades na região, entre elas Campina Grande (PB) e Arapiraca (AL).

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!