da Agência iNFRA
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou de 1º a 20 de julho uma série de fiscalizações e auditorias ferroviárias em cinco estados. As ações envolveram auditorias técnicas, avaliações de infraestrutura, verificação de investimentos obrigatórios e participação em fóruns estratégicos de prevenção a emergências, em trechos que vão do Espírito Santo ao Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De 2 a 3 de julho, a equipe da ANTT inspecionou, por via ferroviária, o trecho entre Capitão Eduardo e Costa Lacerda, da Estrada de Ferro Vitória a Minas, para auditoria do Relatório Anual de Atividades. Já no trecho entre Piraqueaçu (ES) e Aracruz (ES), foi inspecionado nos dias 9 e 10 de julho.
No município de São João de Meriti (RJ), a ANTT verificou, no dia 1º de julho, a conclusão de obras obrigatórias previstas no contrato da MRS Logística. As melhorias foram realizadas em pontos críticos da Linha Arará–Japeri, na Baixada Fluminense –região marcada por conflitos urbanos que impactam diretamente a segurança da operação.
Uma das obras foi realocada do km 26,540 para o km 27,320 por inviabilidade técnica no local original, com entrega dentro do prazo contratual.
De 14 a 17 de julho, a ANTT inspecionou o Trem das Termas, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS). O foco da ação foi garantir que a via permanente, estações, vagões e a faixa de domínio estejam em condições seguras, limpas e confortáveis para os passageiros, que buscam nesse trajeto uma experiência histórica e turística.
A operação também avaliou o cumprimento da legislação vigente e as condições de acessibilidade e higiene.








