da Agência iNFRA
O Governo de Alagoas deu o primeiro passo rumo à concessão do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi. No dia 16 de maio, o projeto foi iniciado por meio da publicação do Edital de PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), que selecionará uma empresa responsável pelos estudos de viabilidade da operação comercial e executiva do terminal aéreo. Os interessados podem enviar as propostas até 15 de junho, e a expectativa é que o procedimento seja finalizado em dezembro deste ano.
A construção do aeroporto, que contempla um terminal com capacidade para até 1 milhão de passageiros por ano, além de uma pista de 2.200 metros, representa hoje a maior obra aeroportuária em andamento no Brasil, com investimentos estaduais da ordem de R$ 371 milhões.
O projeto prevê que o aeroporto receba entre 10 e 15 voos semanais, e a possibilidade de possuir um terminal de cargas, que poderá funcionar como hub logístico em integração com o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. De acordo com o cronograma, as obras devem ser inauguradas em 2026.
Busca por investidores
No fim do mês passado, durante missão oficial do Consórcio Nordeste ao Oriente Médio, o projeto foi apresentado a grandes fundos soberanos da região, como o Abu Dhabi Investment Authority, Saudi Arabian Monetary Agency e Qatar Investment Authority, com o objetivo de atrair investidores privados para a concessão integral do empreendimento.