da Agência iNFRA
As faturas de energia elétrica em agosto devem contar com um alívio de R$ 767,2 milhões referentes à distribuição do bônus de Itaipu de 2026. O valor é resultante do saldo positivo na conta de comercialização da parte brasileira da hidrelétrica em 2025. O processo está na pauta da reunião da diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) marcada para a próxima terça-feira (30).
Segundo o voto já disponibilizado pela relatora, diretora Agnes Costa, a conta alcançou resultado positivo de R$ 1,29 bilhão em 2025. Desse total, R$ 524,4 milhões serão destinados para a constituição de nova reserva técnica financeira para 2026 e o restante revertido para os consumidores.
O bônus se destina aos consumidores residenciais e rurais que tiveram consumo faturado inferior a 350 kWh (quilowatts-hora) em ao menos um mês de 2025.





