Marília Sena e Sheyla Santos, da Agência iNFRA
A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, afirmou nesta sexta-feira (6) que o leilão da obra do túnel Santos-Guarujá, previsto para o dia 5 de setembro, “com certeza vai ter empresas interessadas”. “Fizemos uma extensão exatamente pelo interesse. Pudemos fazer um market sound na B3 para ouvir as empresas interessadas […] A gente deu mais 30 dias para que possamos estar na B3 em setembro fazendo uma obra extremamente esperada e necessária.”
A declaração foi feita no “Fórum Esfera | Dialogando sobre o Brasil”, realizado nesta sexta-feira (6) no Guarujá (SP). O painel teve a curadoria da Agência iNFRA.
Tecon Santos 10
Em relação à proposta de leilão do Tecon Santos 10, Mariana Pescatori disse: “Eu tenho certeza que, [seja qual for] a decisão que seja feita, o mais importante é que ainda neste ano a gente esteja lá na B3 e consiga levar adiante esse projeto, porque é investimento na veia”.
A secretária-executiva lembrou que serão R$ 6 bilhões de investimentos e que, com o leilão, a capacidade do porto de Santos vai dobrar, para mais de 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
“Isso é extremamente relevante para o país”, afirmou, apontando para o fato de que, com a ampliação da capacidade de contêineres, haverá redução no Custo Brasil, contribuindo com o crescimento econômico.
Riscos climáticos
A conselheira do grupo Esfera, Karin Kässmayer, afirmou que “não incorporar os riscos climáticos à agenda de infraestrutura significa ignorar uma questão primordial, que deve ser considerada especialmente por meio da introdução da variável climática no processo decisório”.
Investimentos
No mesmo painel, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que o estado tem hoje o maior pacote de infraestrutura em curso no país. Segundo ele, o Mato Grosso caminha para o quinto ano consecutivo investindo próximo de 20% do que arrecada.
Mendes ainda agradeceu ao ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) pela participação fundamental na repactuação do contrato de concessão da BR-163/MT, que permitiu a retomada dos investimentos na rodovia.
*Este texto foi atualizado para dar maior clareza à fala da secretária-executiva quanto ao tema do Tecon Santos 10.