da equipe da Agência iNFRA
Associações de quatro modais de transportes decidiram unir esforços e fundar um espaço permanente de discussão sobre o setor de infraestrutura. Trata-se da Aliança para a Infraestrutura, iniciativa lançada no dia 26 de março, por meio de um webinar promovido pela Agência iNFRA, que pode ser visto neste link.
O evento contou com a presença de cada um dos principais dirigentes das associações fundadoras, a ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), a ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), a Aneaa (Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos) e a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários).
A ideia apresentada pela Aliança é de que o setor privado seja capaz de unificar posicionamentos e estratégias para fortalecer a segurança jurídica, a regulação e a governança dos modais. Ao mesmo tempo, pretende-se abrir espaço para temas correlatos que repercutem nos setores, como as diversas reformas estruturais que estão sendo discutidas nacionalmente, entre elas a reforma tributária.
O movimento também pretende trabalhar na melhoria da relação com órgãos de controle e regulação, além de fomentar a aproximação entre as empresas, os usuários dos serviços, imprensa, órgãos de controle, entidades governamentais e outras organizações da sociedade civil.
Cada uma das associações fundadoras congrega empresas de grande expressão em seus respectivos segmentos. A ABCR possui 47 concessionárias associadas, as quais administram 15.616 km de rodovias concedidas. A ABTP conta com 68 firmas detentoras de 117 terminais portuários. A Aneaa representa seis concessionárias de terminais aeroportuários. Enquanto a ANTF conta com administradoras de 12 malhas ferroviárias concedidas, somando 29.320 km.
O evento contou com a participação do diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos; do diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva; do presidente da Aneaa, Dyogo Oliveira; e do diretor-executivo da ANTF, Fernando Simões Paes. Nesta newsletter, você vai acompanhar o que de mais importante foi discutido no evento de lançamento da Aliança para a Infraestrutura.