Proposta de decreto sobre capacidade financeira das empresas de saneamento para universalização entra em consulta pública

da Agência iNFRA

Portaria 2.069 do Ministério do Desenvolvimento Regional deu início a consulta pública sobre proposta do decreto que vai regular a forma como o governo avaliará a capacidade das empresas públicas de saneamento de cumprir com as metas de universalização propostas no novo marco legal do setor.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (30), disponível neste link. Pela nova lei, a universalização do saneamento, com cobertura de 99% para distribuição de água e 90% para esgoto, deve ocorrer até 2033.

De acordo com a publicação, serão 20 dias de prazo para envio de sugestões sobre a metodologia para “comprovação da capacidade econômico-financeira prevista no artigo 10-B da Lei 11.445/2007”, a Lei do Saneamento. Está prevista também uma audiência pública sobre o tema, dentro do prazo da consulta, que será ainda marcada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

A documentação sobre a proposta de decreto está disponível, segundo o ato, no Portal Participa + Br.

A metodologia para avaliar a capacidade financeira das estatais foi prevista no marco legal aprovado pelo legislativo em junho. Especialistas no tema apontavam que essa seria a forma como o governo criaria regras para reduzir o tamanho do mercado hoje coberto pelas estatais (mais de 90% das cidades), já que, ao estabelecer determinados parâmetros, as empresas públicas não teriam a capacidade de manter todos os seus atuais contratos, abrindo mercado para o setor privado.

No entanto, o governo decidiu adotar um outro caminho mais radical, vetando um artigo da nova lei que permitia que as estatais pudessem renovar contratos já existentes e não regularizados, sem passar por licitação, até março de 2022 por até 30 anos. A alegação de técnicos do governo é que a proposta é inconstitucional. Parlamentares articulam agora derrubar esse veto.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos