Marisa Wanzeller, da Agência iNFRA
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (8) que a versão final da medida provisória para “corrigir” os efeitos da derrubada dos vetos à Lei das Eólicas Offshore será apresentada ao presidente Lula até esta quarta-feira (9).
Segundo o ministro, o intuito é impedir o aumento da conta de energia. “É por isso que nós estamos discutindo de forma intensa e negociando com o Congresso, e por isso vamos editar uma MP para limitar aquilo que o Congresso derrubou, os vetos. Porque senão a conta de energia do brasileiro, inclusive da classe média, iria explodir, iria aumentar bastante”, disse Rui Costa em entrevista à GloboNews.
Legislativo versus Executivo
O Congresso promulgou na segunda-feira (7) a derrubada dos vetos relativos a PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), prorrogação de contratos do Proinfa, e contratação de termelétrica movida a hidrogênio de etanol e a hidrogênio proveniente de eólicas do Sul no Marco Legal das Eólicas Offshore.
O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), argumentou em discurso, no entanto, que essas medidas não provocariam impacto nas tarifas conforme afirma o governo.