Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta quinta-feira (30) a criação do “conselho especial” para minerais críticos durante encontro da Comissão Global de Investidores Mining 2030. A agenda, com investidores do setor de mineração, no Palácio do Itamaraty, contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros.
“Estamos estruturando o Conselho Especial de minerais críticos e estratégicos que garantirá a soberania e o interesse nacional na produção desses recursos”, afirmou Silveira, ao discursar no evento. Segundo ele, a nova instância de governo servirá ainda para “orientar parcerias internacionais estratégicas e comentar o conhecimento geológico”.
Silveira ressaltou a “sinergia” mantida com o Congresso Nacional para avançar na “construção” da PNMCE (Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos). Nesta quarta-feira (29), o ministro recebeu o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator do PL (Projeto de Lei) 2.780/2024, que trata da PNMCE.
“Nosso objetivo é destravar projetos de mineração responsáveis e apoiar o desenvolvimento da transformação mineral no país, promovendo competitividade e valor agregado”, disse Silveira.
Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) também participaram do encontro.








