14/01/2026 | 13h02  •  Atualização: 15/01/2026 | 12h33

Enel diz que apagão de dezembro atingiu 4,4 milhões de clientes em SP

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

da Agência iNFRA

A Enel São Paulo afirmou nesta quarta-feira (14) que 4,4 milhões de clientes foram afetados pela interrupção do fornecimento após o ciclone extratropical registrado em 10 de dezembro do ano passado. Na época, a empresa havia relatado 2,2 milhões de clientes atingidos.

A empresa explicou em nota que o número de 2,2 milhões correspondeu ao pico de unidades interrompidas simultaneamente naquele dia. No entanto, “à medida em que a empresa reconectava clientes desligados, outros eram impactados sucessivamente com a força do vendaval”, o que levou ao total de 4,4 milhões de afetados.

Segundo a Enel, o novo número foi apurado pela própria empresa e foi verificado após a consolidação dos dados preliminares. “O acumulado de desligamentos é apurado posteriormente, pois inclui até a análise de sistemas de automação, que registraram e religaram unidades de forma imediata, sem a intervenção de equipes em campo”, disse. A nota destaca que os dados foram enviados à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 19 de dezembro e serão auditados pela reguladora.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!