Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta terça-feira (12) que a companhia vai buscar aprofundar parcerias com a estatal mexicana Pemex para atuar em exploração e produção de óleo e gás no México, e que isso deve acontecer também na Venezuela.
“Nosso encontro com a presidente do México (Claudia Sheinbaum) teve esse condão, de buscar novos mercados. Como estamos fazendo na África, vamos fazer no México e, muito provavelmente, na Venezuela também”, disse Magda em teleconferência com investidores.
Segundo Magda, a ideia, no México, é desenvolver projetos de produção em campos maduros na parte do país do Golfo do México, que ela definiu como “relativamente virgem” na comparação com porção americana.
“Uma parceria com a Pemex seria vantajosa para avaliarmos futuras possibilidades de atuação em novas áreas de exploração no país. Há boas intenções, mas que ainda nao se transformaram em realidade fática. Há possibilidade de produção exploração, incremento em campos maduros, eventual aproveitamento de gás e sinergias com petroquimica”, listou.
O México possui importante planta da Braskem, petroquímica em que a Petrobras é sócia relevante, com mais de 46% das ações votantes.
‘Wishlist’
As declarações de Magda sobre uma possível ida ao México e, sobretudo, à Venezuela, causou frisson entre os analistas de mercado que acompanhavam a teleconferência.
Ao receber pedidos de detalhamento, Magda fez uma clivagem entre esses dois possíveis destinos e outros que definiu como “muito mais concretos”, como a Margem Atlântica da África – onde a estatal já está presente na Cota do Marfim, Namíbia, África do Sul e pode entrar em Gana – e a costa da América do Sul, onde já está na Colômbia e também poderia voltar a outros países, como o Peru.
“Nesse momento, tudo o que fizemos foi visitar a presidente do México. Tem muita coisa pela frente até que possamos quantificar qualquer investimento no Golfo. O méxico está na wishlist (lista de desejos). Da mesma forma que a Venezuela”, disse.
Venezuela
Especificamente sobre a Venezuela, Magda disse que o país apresenta “recursos descobertos relevantes”. Portanto, “é muito natural que queiramos cogitar a Venezuela, mas ainda está nessa wishlist”, disse.
Pouco mais de dois meses atrás, no início de março, quando da publicação de matéria da revista Veja sobre suposta decisão da Petrobras de investir na Venezuela, Magda foi mais taxativa em negar, falando em “completo absurdo”.
Na ocasião, Magda frisou que a Petrobras não tem sequer autorização do conselho de administração para ir à Venezuela e chegou a dizer que a exploração de óleo e gás naquele país hoje seria “inviável devido a embargos internacionais, como as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos”, além de o país ter reservas “complicadas de serem exploradas”. Já na época, porém, Magda chegou a ponderar que a Petrobras não descartava avaliar a investida caso o embargo econômico viesse a ser efetivamente suspenso.





