da Agência iNFRA
A Abcon (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento) passou a admitir empresas estatais de saneamento entre os associados, após mudanças aprovadas no fim do ano passado por ocasião da celebração dos 30 anos da entidade.
Poderão participar da associação as estatais listadas em bolsa de valores, que tenham realizado concessão parcial dos serviços ou firmado parceria público-privada relevante, ou que tenham atingido ao menos 90% das metas de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgoto.
Segundo a diretora-presidente da entidade, Christianne Dias, a alteração permitirá a inclusão de agentes públicos e privados “que contribuem para a expansão e qualificação dos serviços de saneamento, desde que atendam a critérios técnicos e de governança”. Além das estatais, as mudanças incluem, mas com restrições em instâncias decisórias, empresas da cadeia de fornecedores e organizações com atuação técnica ou acadêmica que tenham relação com o setor de saneamento.
O novo estatuto da Abcon, com os novos critérios de admissão, promove também ajustes de governança, simplifica a estrutura organizacional, redefine competências de órgãos estatutários, equilibra a composição do Conselho de Administração e troca a Diretoria Executiva por uma diretoria com diretor-presidente.





