Lais Carregosa e Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (9) envio de alerta ao MME (Ministério de Minas e Energia) sobre o risco de interrupção no fornecimento de energia nas áreas atendidas por usinas da Brasil Bio Fuels em sistemas isolados no Acre, Rondônia e Amazonas, em razão da situação econômico-financeira da empresa.
A diretoria da reguladora decidiu autorizar o repasse direto dos recursos da CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) – que subsidia o custo da geração em sistemas isolados – aos fornecedores da geradora. No entanto, conforme voto do relator, diretor Fernando Mosna, a medida é “emergencial e precária” e a comunicação ao MME é fundamental para que a pasta “viabilize uma solução de longo prazo”.
Além disso, a reguladora decidiu notificar as distribuidoras Amazonas Energia, Equatorial Pará e Energisa Acre para que acompanhem a situação e tomem “as providências para manutenção da prestação do serviço de suprimento eletroenergético em tais localidades”. Está sob relatoria de Mosna um processo sobre a extinção da outorga das usinas da companhia devido à insustentabilidade financeira.








