Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta terça-feira (12) que a Petrobras vem investindo pesado na frente de gás natural, tanto para maior entrega de molécula ao mercado nacional, quanto para geração de energia termelétrica. Segundo Magda, novos contratos firmados para nove usinas termelétricas no LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência) vão agregar R$ 4,5 bilhões à receita anual da estatal.
“Contratamos todas as nossas térmicas até então descontratadas no último leilão de capacidade promovido aqui no Brasil”, pontuou a presidente da Petrobras em teleconferência de divulgação dos resultados da empresa.
Na outra frente de produção e entrega de gás ao mercado nacional, Magda destacou o projeto SEAP (Sergipe Águas Profundas), que terá um gasoduto capaz de entregar 18 milhões de metros cúbicos de gás adicional, o equivalente à metade da oferta de gás da estatal no primeiro trimestre de 2026.
Magda ainda lembrou que o aumento na cotação internacional do petróleo, que tem reforçado o caixa da Petrobras, garantiu a financiabilidade da segunda plataforma de SEAP, agora “garantida”. “SEAP está com dois projetos aprovados, com capacidade de produzir 240 mil bpd (barris por dia) e processar 22 milhões de metros cúbicos de gás por dia”, disse Magda.





