08/07/2025 | 18h07  •  Atualização: 08/07/2025 | 18h53

Desmatamento: Ibama intensifica fiscalização na BR-319 e aplica mais de R$ 8 milhões em multas

Foto: Ascom/AGU

da Agência iNFRA

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou nesta terça-feira (8) que intensificou a fiscalização da rodovia BR-319, no município de Tapauá (AM), para combater o desmatamento. De acordo com a autarquia, o movimento teve como objetivo identificar ramais ilegais e reprimir atividades de extração ilegal de madeira e abertura não autorizada de acessos à floresta.

A operação resultou em apreensão de equipamentos que davam suporte logístico às ações de desmatamento, embargo de 1.600 hectares de áreas desmatadas ilegalmente e aplicação de mais de R$ 8 milhões em multas em dois autos de infração. O instituto também inutilizou acessos e estruturas de apoio vinculadas à abertura não autorizada de ramais na região.

Segundo o Ibama, a operação faz parte de uma série de ações estratégicas para proteger a floresta Amazônica, coibir crimes ambientais e assegurar o cumprimento da legislação ambiental. O instituto classifica a BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), como uma região “sensível, frequentemente impactada por pressões relacionadas à expansão da fronteira agrícola e ocupações irregulares”.

“A atuação firme do Ibama nessa região é essencial para frear o avanço do desmatamento, proteger a biodiversidade e garantir que o desenvolvimento da Amazônia ocorra dentro dos limites legais e sustentáveis”, disse o superintendente do instituto no Amazonas, Joel Araújo, por meio de nota.

Tags: