da Agência iNFRA
O El Niño apresentou uma intensidade recorde para setembro e deve se fortalecer ainda mais nos próximos meses. A informação é do Instituto ClimaInfo, que atualiza semanalmente os indicadores que acompanham o fenômeno climático no Brasil. De acordo com o Índice Roni, usado pela NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), a temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial chegou a 2,1º C acima da média na semana de 16 de setembro.
No início desta semana, uma atualização feita pelo IRI (International Research Institute for Climate), da Universidade de Columbia (EUA), baseada em 22 modelos climáticos, aponta para uma intensificação até o final do ano, assim como a NOAA, que estima uma chance de 75% de o evento climático superar os recordes de todos os El Niños anteriores desde 1950.
Nova plataforma
Nesta quarta (23), o governo federal anunciou o lançamento de uma página especial com informações, orientações e ações de preparação e resposta para os impactos do fenômeno no país. A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com a Casa Civil. As informações abarcam a evolução do El Niño, previsões e impactos que devem ser monitorados em cada região, além das medidas adotadas pelo governo.
Entre os órgãos responsáveis pelos dados publicados, pelo monitoramento e por alertas, estão o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o SGB (Serviço Geológico do Brasil) e a Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil).






