César Ribas Sass*
Há seis meses, a Arteris entregou à sociedade catarinense o Contorno Viário de Florianópolis, um corredor expresso que desvia o trânsito pesado da região metropolitana da capital e da BR-101/SC. Com um investimento de R$ 3,9 bilhões, essa obra de destaque internacional é um grande exemplo do potencial das concessionárias privadas para melhorar a mobilidade no país.
A segurança viária sempre foi uma das principais preocupações da Arteris e, nesse sentido, o novo corredor logístico, que liga as cidades de Biguaçu, São José e Palhoça, já começa a demonstrar seu impacto positivo.
Desde sua inauguração, em 10 de agosto de 2024, a concessionária registrou uma redução de 30% no número de fatalidades na BR-101/SC, além de uma queda de 13% no total de acidentes, especialmente em engavetamentos (-49%), colisões laterais (-35%) e colisões traseiras (-21%). Os dados também indicam que aproximadamente 1,7 milhão de veículos já trafegaram pelo Contorno, com uma média diária de 12.150 veículos – sendo 52% de veículos pesados e 48% de leves.
Além da melhoria na segurança viária, um dos impactos previstos nos estudos sobre o Contorno já se concretizou: a expressiva redução no tempo de viagem, agora estimado em 40 minutos – metade do tempo anterior. Com velocidade média permitida de 100 km/h para veículos pesados, quem trafega pelo trecho já sente a diferença, especialmente nos horários de pico, quando o fluxo de veículos na região central foi significativamente reduzido.
A análise desses dados foi realizada com base nas informações do Centro de Controle e Segurança Operacional da Arteris Litoral Sul, responsável pela operação do trecho, incluindo as praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça, em ambos os sentidos, e os controladores de tráfego localizados no km 190,800 (sentido Sul) e no km 191,480 (sentido Norte).
Esses avanços são fundamentais para a operação eficiente do trecho, que agora integra o corredor logístico do Mercosul, conectando-se a rodovias estratégicas que dão acesso aos portos de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá. O Contorno Viário, com seus 50 quilômetros de pistas duplas, é essencial para o escoamento da produção industrial e agrícola nacional, com uma estimativa de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões.
Apoio aos caminhoneiros e infraestrutura de descanso
Outro destaque da atuação da Arteris na região é o PPD (Ponto de Parada e Descanso) da BR-101/SC, o primeiro de toda Santa Catarina, inaugurado em abril de 2024. As especificações da estrutura tornaram-se referência para os demais pontos que serão implantados pelo Governo Federal, por meio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em outras regiões do país.
Desde sua inauguração, o PPD já atendeu gratuitamente mais de 94 mil caminhoneiros — uma média de 10 mil por mês — oferecendo um espaço adequado para que os motoristas cumpram a Lei nº 13.103/15 (Lei do Motorista), que estabelece períodos obrigatórios de descanso. Essa medida é fundamental para a redução de acidentes causados por fadiga e sonolência ao volante.
A estrutura do PPD conta com espaços essenciais ao bem-estar dos motoristas, incluindo áreas para descanso, alimentação, banheiros com chuveiros e acesso gratuito à internet via Wi-Fi. Dessa forma, a iniciativa se consolida como uma ferramenta fundamental para a segurança viária, e a Arteris se orgulha de contribuir diretamente para a redução de acidentes — um objetivo comum entre as concessionárias e os órgãos públicos.
Impactos econômicos e ambientais
Durante a construção do Contorno Viário, os municípios da região foram beneficiados com a arrecadação de aproximadamente R$185 milhões em ISS (Imposto sobre Serviços). Esses repasses, somados à arrecadação futura proveniente das tarifas de pedágio, são essenciais para promover melhorias na qualidade de vida dos cerca de 1,1 milhão de moradores da região.
A preocupação com o meio ambiente também foi um aspecto estratégico ao longo de todo o projeto. O Plano Básico Ambiental, composto por 13 ações para monitorar, controlar e mitigar os possíveis impactos da obra, garantiu a preservação de aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos da região. Para a proteção da fauna silvestre, foram instaladas 25 passagens seguras para animais, reduzindo riscos de atropelamentos e acidentes.
Compromisso com o futuro
O desenvolvimento das regiões brasileiras não para, e, com ele, surgem novas demandas por infraestrutura e mobilidade. A Arteris reafirma seu compromisso de atuar para atender essas necessidades ao longo da duração dos seus contratos de concessão, sempre em alinhamento e parceria com a ANTT.
Com a conclusão do Contorno Viário de Florianópolis, conseguimos transformar um dos maiores desafios logísticos da região em um modelo de eficiência reconhecido mundialmente. Os números comprovam que, além de melhorar o fluxo de veículos, o projeto salva vidas — um dos principais compromissos da Arteris. Nosso objetivo é seguir dialogando com a sociedade catarinense e aplicando nossa experiência em gestão rodoviária para desenvolver soluções que garantam mais segurança, conforto e mobilidade para a região.
* César Ribas Sass é diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul.
As opiniões dos autores não refletem necessariamente o pensamento da Agência iNFRA, sendo de total responsabilidade do autor as informações, juízos de valor e conceitos descritos no texto.