da Agência iNFRA
O MME (Ministério de Minas e Energia) lançou o Book de Empreendimentos – Minas e Energia 2026, publicação que consolida os principais projetos em andamento e previstos nos setores de energia e mineração no país. O levantamento identifica mais de R$ 1,2 trilhão em investimentos em execução até 2032 e estima um potencial de R$ 4 trilhões até 2035. Além do volume total de investimentos, o material organiza a carteira de projetos por setor, estado e tipo de empreendimento.
Segundo o ministro Alexandre Silveira, a publicação evidencia o “protagonismo brasileiro como referência global na transição energética” e sua posição estratégica no mercado internacional de minerais críticos.
“Somos hoje a nação em melhores condições para exercer o papel de liderança global da transição energética rumo à economia verde. É o que demonstra esta publicação, ao reunir um elenco de informações estratégicas sobre os investimentos em projetos do setor de energia e mineração no país”, afirmou.
O documento detalha ainda projetos nas áreas de petróleo e gás natural, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, combustíveis sustentáveis, mineração, eficiência energética e data centers. Em cada setor, também são destacados dez empreendimentos emblemáticos em execução, selecionados por relevância estratégica, volume de investimento, impacto regional, geração de empregos e contribuição à segurança e à transição energética.





