STS10 terá estudos atualizados e área deve ser reduzida

da Agência iNFRA

A APS (Autoridade Portuária de Santos) realiza novos estudos para a licitação da área STS10, de movimentação de contêineres. De acordo com o presidente do órgão, Anderson Pomini, a área pode ser reduzida, a fim de preservar os empregos e investimentos das empresas já instaladas no local.

O projeto anterior previa a desocupação total da área, antes dividida em três terminais, da Rodrimar, da Deicmar e de parte do Ecoporto, o que dobraria a capacidade para contêineres. Agora, Pomini indica que outras áreas no porto, além da STS10, poderão abrigar novos terminais de contêineres.

A nova diretoria da APS falou a jornalistas em um café da manhã, na última terça-feira (6), para apresentar os projetos e o andamento das metas aprovadas pelo CA (Conselho de Administração) do porto. Na última segunda-feira (5), Pomini também recebeu a visita de deputados da CVT (Comissão de Viação e Transportes) para falar dos projetos e mostrar o traçado do projeto da ligação seca entre Santos (SP) e Guarujá (SP).

Túnel Santos-Guarujá
As obras para o projeto do túnel entre Santos e Guarujá vão custar R$ 5 bilhões, segundo afirmou Pomini no encontro com jornalistas. Metade do valor virá do caixa do porto e já está reservado, segundo informou. No ano passado, a obra foi orçada em R$ 2,9 bilhões.

O projeto será no modelo de obra pública, com a finalidade de que seja cobrada uma tarifa social, levando em consideração a atual tarifa da balsa que realiza atualmente o transporte entre Santos e Guarujá. Após a conclusão da obra, pode ser feita a concessão para manutenção e gestão do ativo, desde que seja mantida a tarifa social.

A nova proposta deve ser apresentada, também na próxima terça, ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a quem será solicitada participação nos investimentos. A estimativa é de que as obras iniciem em 2024. A APS aguarda ainda a liberação das licenças por parte do Ibama, autorização do Ministério de Portos e Aeroportos, e a publicação do edital.

Canal de acesso
O presidente do Porto de Santos falou ainda sobre o aprofundamento do canal de acesso ao porto, que deve ter editais lançados neste ano, com previsão de início das obras para 2024. Assim como para a obra do túnel, o plano é fazer obra pública.

De acordo com Pomini, serão feitos estudos em duas fases para verificar a viabilidade do aprofundamento do canal, primeiro para 16 metros e, depois, para 17 metros – o que possibilitará que o porto receba navios de 366 metros.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos