da Agência iNFRA
A diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) condicionou a autorização excepcional de operação da UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Natural de Caraguatatuba), da Petrobras, ao adiantamento das obras. A empresa deverá apresentar um cronograma revisado em até 30 dias e indicar a antecipação da reforma e expansão da unidade. O processo foi aprovado por unanimidade em reunião do colegiado nesta sexta-feira (10).
A Petrobras propunha finalizar a obra em dezembro de 2031, mas a área técnica da ANP aponta a possibilidade de reduzir esse prazo em até dois anos, entre 18 e 24 meses. Os diretores Daniel Maia, que relata o processo, e Pietro Mendes destacaram a importância de ter a obra finalizada até 2030, quando se espera o pico de produção de gás no pré-sal.
A unidade de Caraguatatuba produz gás natural com teor mínimo de 80% de metano, cinco pontos percentuais abaixo do mínimo regulatório, graças à autorização especial da ANP, que pressiona a estatal pela adequação. Agora, se a Petrobras cumprir a determinação de antecipação dos planos, essa exceção será prorrogada até o fim deste ano. A obra é considerada estratégica por ter capacidade de colocar mais 9 milhões de metros cúbicos de gás por dia no mercado nacional no início da próxima década.






