da Agência iNFRA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assinou um acordo de cooperação técnica junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para criação de ferramentas de avaliação prévia da viabilidade técnica e financeira de projetos de PPP (parceria público-privada) e de concessão de serviços de água e saneamento.
O banco interamericano destinou US$ 350 mil para desenvolvimento de ferramentas paramétricas para auxiliar na eficientização da estruturação de projetos voltados às regiões remotas e de menor viabilidade financeira, tais como favelas e áreas rurais.
De acordo com comunicado do BNDES, com a ferramenta, é esperado um uso mais eficiente dos recursos empregados no processo. Além disso, equipes de consultores das duas instituições irão trabalhar em conjunto para a criação de outra ferramenta para cálculo dos custos operacionais e de investimentos de capital nas regiões, que serão incluídos nos modelos financeiros dos contratos.
A cooperação técnica pretende ainda apoiar o cumprimento da meta de universalização dos serviços de saneamento no país, cujo prazo é de que atinja 90% em cobertura de coleta de esgoto e 99% de cobertura de água tratada da população brasileira até 2033.