Dimmi Amora, da Agência iNFRA
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou nesta segunda-feira (9) que indicou para a diretoria-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) o atual diretor da agência, Guilherme Sampaio. Ele ocupará a vaga com a saída de Rafael Vitale em fevereiro.
Em uma publicação do X (antigo Twitter), o ministro afirmou que Sampaio é “experiente e comprometido” e que se o nome for aceito pelo presidente e acatado pelo Senado “dará grande contribuição ao país”.
Renan tentou na semana passada fazer do secretário de Trânsito do ministério, Adrualdo Catão, o novo diretor-geral da agência. Mas o nome de Sampaio, apoiado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e outros parlamentares, acabou prevalecendo para a vaga.
Catão deverá ser indicado para uma vaga de diretor da agência com a saída de Luciano Lourenço. Há ainda uma terceira vaga que se abrirá com a saída de Sampaio do cargo de diretor, mas que será preenchida por apenas um ano. Os mandatos de diretor da ANTT têm tempo fixo e o de Sampaio termina em fevereiro de 2026.
Também está praticamente confirmado o nome do atual secretário-geral da presidência do TCU (Tribunal de Contas da União), Frederico Carvalho Dias, para ser o novo diretor-geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), com a saída de Eduardo Nery também em fevereiro.
Graduado em Direito e em Engenharia Civil, Dias tem pós-graduação em Controle da Regulação de Infraestrutura. Antes de iniciar a carreira de auditor externo no TCU, ele era analista da CGU (Controladoria-Geral da União).
Na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é que houve a principal mudança em relação ao que vinha sendo negociado entre o governo e os parlamentares. O nome de Tiago Pereira, que é diretor da agência e atua como substituto do diretor-presidente desde o ano passado, tinha apoio no governo, mas não teve apoio entre os senadores.
Com isso, o ministro Silvio Costa Filho articulou um novo nome com apoio do futuro presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), Tiago Feirstein, atualmente diretor comercial da estatal de aeroportos Infraero, para comandar a agência.
A agência tem uma diretoria vaga desde agosto do ano passado e terá uma segunda vaga em março deste ano. Mas Pereira ainda tem mandato até março de 2026. Com isso, ficam duas vagas para três concorrentes.
São eles Leandro Monteiro, que é da carreira de aviação civil e está cedido ao Senado; o tenente-brigadeiro Rui Mesquita, que trabalhou na Presidência da República; e Mathias Nogueira Moreira, atual presidente do conselho da Infra S.A., estatal do Ministério dos Transportes.