Marília Sena, da Agência iNFRA
Treze dos 19 aeroportos regionais foram leiloados nesta quinta-feira (27) pelo MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) dentro do programa AmpliAr, que permite a concessionários de maior porte adicionarem essas unidades à concessão principal.
A GRU Airport, concessionária do aeroporto de Guarulhos (SP), levou 12 das 13 unidades que tiveram ofertas sem concorrência e sem oferecer deságio sobre o valor total de contraprestação para o ativo. O aeroporto de Comandante Ariston Pessoa Cruz/Jericoacoara (CE), foi adquirido pela Fraport Brasil, em disputa com a PRS Aeroportos e a GRU Airport, com deságio de 100%. Houve abertura de etapa de lances, na modalidade viva-voz, entre a PRS Aeroportos e a Fraport Brasil, mas a PRS acabou declinando.
Pelo projeto, para administrar as unidades, as concessionárias agora vão pedir reequilíbrio de seus contratos à agência reguladora. Não receberam proposta os aeroportos de Guanambi (BA), Tarauacá (AC), Itaituba (PA), Parintins, Itacoatiara e Barcelos (AM).
A lista dos aeroportos adquiridos por GRU Airport é a seguinte: Cacoal (RO), Araguaína (TO), Vilhena (RO), Horácio de Mattos/Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Serra da Capivara/São Raimundo Nonato (PI), Santa Magalhães/Serra Talhada (PE), Barreirinhas (MA), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Porto Alegre do Norte (MT) e Canoa Quebrada/Dragão do Mar (CE).
*Este texto foi atualizado às 17h33 de quinta-feira (27) com informações adicionais.








