Ministério de Portos e Aeroportos encaminha pedido de consenso ao TCU sobre Viracopos

da Agência iNFRA

O Ministério de Portos e Aeroportos enviou ao TCU (Tribunal de Contas da União) pedido para abrir, na Secretaria de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos do órgão, processo para rediscussão do contrato do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

A concessionária, que chegou a entrar em recuperação judicial e depois assinou um pedido para entrar no procedimento de relicitação do ativo, tenta agora um caminho para se manter no contrato de administração da unidade.

O contrato tem uma série de descumprimentos da empresa e do poder concedente ao longo da primeira década de existência e, por isso, está com um processo de arbitragem em andamento.

No caso dos aeroportos, é o quarto processo que o tribunal analisa na secretaria de consenso, em busca de uma solução para o reequilíbrio dos contratos. Nos dois primeiros, Cuiabá (MT) e Confins (MG), houve acordo no primeiro caso e não houve no segundo.

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, usou o arquivamento do processo de Confins como exemplo de que não há viés pró-acordo nas análises da secretaria. A declaração foi dada em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (21).

“Já indeferi a abertura de processos de mediação. E já houve processo de mediação que, depois de todo o trabalho, foi arquivado”, disse Dantas, citando o processo de Confins. “Começamos a discutir. Quando estávamos próximos de um acordo, eles queriam colocar outro item na solução. Isso foi negado pelos nossas auditores.”

2024: Transportes
Dantas afirmou que para 2024 o órgão terá como prioridade solucionar os problemas na área de transportes, o que inclui os processos de rodovias. O Ministério dos Transportes abriu o prazo até o fim deste ano para receber pedidos das empresas para iniciar a solução consensual no TCU. 

Além de quatro companhias que já estão com processos abertos no órgão, há expectativa do governo de receber pelo menos mais oito pedidos para outras renegociações. O ministro Renan Filho indicou que pode até mesmo prorrogar o prazo final para envio dos pedidos.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos