da Agência iNFRA
O dia 7 de novembro está chegando e as vagas estão se esgotando para o MoveInfra 2024. O evento anual terá quatro painéis com representantes dos setores público e privado debatendo os impactos dos 30 anos da Lei de Concessões e as perspectivas para o setor.
Completa a programação, às 14h, a palestra “Três décadas de transformação: 30 anos do Plano Real e da Lei de Concessões”, a cargo do economista Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central.
“A experiência e o conhecimento de Malan sobre o tema vão enriquecer o debate e mostrar como o país conseguiu estabilizar sua moeda e avançar em setores essenciais para o crescimento da economia. Teremos também nomes do Executivo federal, estadual e municipal, do Legislativo e do setor privado, que vão compartilhar suas experiências com o público presente”, resume a presidente do MoveInfra, Natália Marcassa.
Marcassa comandará a abertura, às 9h. Em seguida, o painel “Lei de Concessões 30 anos – O que avançamos e aonde queremos chegar” terá a participação do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale; da economista Elena Landau; e do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas.
A partir das 11h, o painel “Multimodalidade – A importância da integração dos modais de transporte” terá, entre os debatedores já confirmados, a secretária-executiva de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; o secretário-executivo de Transportes, George Santoro; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; e o diretor-geral da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery. A mediação será da presidente do InfraWomen, Cintia Torquetto.
Desafios e melhorias das concessões em pauta
Com o tema “Concessões e mudanças climáticas: desafios da adaptação e da alocação de riscos”, o painel das 15h reunirá o presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Thomaz Miazaki de Toledo; o diretor-presidente substituto da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Tiago Pereira; e o secretário da Reconstrução Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul, Felipe Borim.
Para fechar os debates, o painel “Como aperfeiçoar a governança de concessões e PPPs nos estados e municípios?” tem início às 16h. Participam da mesa o secretário especial do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), Marcus Cavalcanti; e o governador do Piauí, Rafael Fonteles. O presidente do Conselho de Administração do MoveInfra, Antonio Carlos Sepúlveda, CEO da Santos Brasil, fará o encerramento.
“Acreditamos que o evento trará uma nova percepção dos desafios que precisamos encarar para impulsionar o setor e mostrar como o Brasil pode ser o precursor de modelos sustentáveis de projetos de infraestrutura”, afirma Natália Marcassa.
Saiba mais e participe do MoveInfra
O MoveInfra reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país. As associadas – CCR, EcoRodovias, Hidrovias do Brasil, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo – são companhias com capital aberto na B3, integrantes do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e/ou do Novo Mercado.
Anualmente, o evento MoveInfra promove debates visando buscar soluções e caminhos para o setor. Neste ano, o tema principal serão os 30 anos da Lei de Concessões. Editada em 1995, a Lei 8.987 foi o primeiro passo para normatizar e organizar a legislação dos serviços públicos executados pelo setor privado.
Restam poucas vagas, por isso, faça logo sua inscrição gratuita neste link. A programação começa às 9h, e a Agência iNFRA é parceira da MoveInfra na organização, cobertura e divulgação do evento.