Lais Carregosa, Marisa Wanzeller e Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
O presidente Lula disse nesta sexta-feira (8) que a Enel não cumpriu promessas feitas a ele e à primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em conversas durante visita ao país europeu. “A verdade nua e crua é que essa empresa não cumpriu nada do que prometeu para mim e para a primeira-ministra da Itália”, afirmou.
Lula participa nesta tarde da cerimônia de assinatura de renovação dos contratos de 14 distribuidoras. Segundo o presidente, essa é uma sinalização de que o governo tem confiança nos empresários. “É dizer para os empresários que não vamos esperar o vencimento do contrato, porque senão as empresas não iam fazer os investimentos”, disse.
O que diz a Enel
Em nota, a Enel afirmou que vem cumprindo os compromissos assumidos em suas concessões e destacou investimentos de R$ 11,7 bilhões nas distribuidoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará nos últimos dois anos.
A empresa afirma que ampliou o número de equipes em campo, reduziu o tempo médio de atendimento em cerca de 50% e diminuiu 86% as interrupções prolongadas no fornecimento de energia em 2025, se comparado a 2023.
Sobre a concessão em São Paulo, a Enel disse que continuará “atuando para demonstrar, em todas as instâncias, o cumprimento dos indicadores estabelecidos em contrato e no plano de recuperação apresentado à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2024”.






